sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Crescem os casos de depressão pós-Avatar


Assistir Avatar tem deixado muita gente feliz. O problema é lidar com a realidade depois. No site Avatar Forum, um dos maiores sobre o filme, é cada vez maior o número de fãs se queixando de Depressão pós-Avatar. Segundo o administrador do fórum, Philippe Baghdassarian, um tópico chamado “Maneiras de lidar com a depressão pelo sonho de Pandora ser intangível” recebeu mais de mil posts, o que o obrigou a abrir um segundo espaço para o mesmo assunto. Usuários obcecados relatam que gastam horas pesquisando sobre o filme e que já o assistiram várias vezes. E lamentam não poder visitar ou morar no planeta Pandora, já que ele parece tão melhor do que a Terra. Além disso, muitos criticam a raça humana.

E alguns posts chegam a ser bastante preocupantes. Baghdassarian cita como exemplo o de um rapaz chamado Mike.

“Desde que fui ver Avatar eu ando deprimido. Ver o maravilhoso mundo de Pandora e todos os Na’vi fez com que eu quisesse ser um deles. Não consigo parar de pensar em tudo que aconteceu no filme e todas as lágrimas que já derramei por isso. Eu até já cogitei suicídio, pensando que se eu fizer isso vou renascer em um mundo similar à Pandora e tudo vai ser igual ao que é emAvatar”, escreveu Mike.

Preocupados com mensagens desse tipo, outros usuários do fórum tem tentado animar os colegas. Como formas de combater a depressão pós-Avatar eles sugerem que eles comprem a trilha sonora e jogos de vídeo game sobre o filme, além de conversar com amigos sobre seus sentimentos.

(Vírgula)

Nota: Se alguém tinha dúvidas quanto ao poder de influência da mídia, aí está mais um (e poderoso) exemplo. As pessoas querem escapar da realidade e fugir para mundos de sonhos, não importando se virtuais ou reais. E não são só os avatarmaníacos. Há pessoas que não passam uma semana (ou até mesmo um dia) sem imergir em algum filme. Há outros(as) que aguardam ansiosos(as) o próximo capítulo da(s) navela(s) preferida(s). Outros ainda deixam tudo de lado para não perder a partida do "time do coração". E o que dizer das horas e horas gastas em jogos de vídeo games ou em trivialidades internéticas? Tentam preencher o vazio da alma com alimento desprovido de nutrientes, refinado nos estúdios daqueles que só pensam no dinheiro que vão arrecadar metendo a mão no bolso dos que são fisgados por suas produções viciantes. Essa depressão é sintomática. Mostra que as pessoas estão com saudades, e nem sabem do quê. Quem vai tirá-las desse torpor? Quem vai mostrar-lhes que há esperança de um melhor e real? Jesus!

2 comentários:

  1. Nestes casos acredito que o problema não seja absolutamente a mídia ou a fantasia de um filme,
    e sim a pobreza de espírito de uma pessoa,
    sou cristã e consegui assistir de uma forma maravilhosa e admiro e acredito cada vez mais em nosso planeta e que uma mudança geral ainda vai acontecer...é preciso saber penerar de forma inteligente qualquer mensagem, seja de um livro, filme,
    mensagem ruins ou boas semrpe vão existir até mesmo dentro de uma igreja.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, me respondam uma coisa!!!!
    Onde vcs já ou viram falar em morrer para uma vida errada e renascer para outra?
    pois é pessoal o Batismo Cristão é assim, muitas pessoas nu mundo tem espirito fraco e não sabem interpretar uma metafora...
    Pois é isso que Avatar vem a ser uma metafora sobre aquilo que é ensinado ao cristão.
    não precisamos ir á um planeta diverso do nosso para encontrarmos a paz e ensinamentos do que se passam no filme.
    Leiam a biblia e conheçam a verdade, é da mesma forma que os "Navi" vivem, agradecendo a "deusa" deles por tudo o que acontece com eles, louvando a "ela" por tudo o que existe e o que vier a existir, pois eles acreditam e confiam "nela"....
    Isso soa familiar?
    Será que não vamos poder ler mais a biblia pois vamos ficar deprimidinhus????
    Pessoal, vamos aprender a interpretar uma obra, pois na biblia esta escrito que devemos examinar tudo o que vemos ouvimos e sentimos, para depois não negarmos uma verdade quando ela aparecer de forma tão empolgante como é Avatar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails